Instalações elétricas conforme a NR 10/2004

dez 16, 2016 1 Comentários Dentro Engenharia, Laudos
Instalações elétricas conforme a NR 10/2004

Saiba o passo-a-passo da vistoria que garante a segurança dos colaboradores em relação aos sistemas elétricos das empresas

De fundamental importância para garantir a segurança dos colaboradores de uma empresa, o Laudo Elétrico em Instalações Elétricas Conforme a Norma Regulamentadora (NR) 10/2004 é feito com base em uma vistoria realizada em campo. Refere-se às condições dos serviços de eletricidade e de risco nas subestações primárias e de transformação em alta tensão e nas instalações elétricas de baixa tensão (quadros, painéis, linhas de distribuição e principais equipamentos instalados nas áreas industriais, administrativas e de serviços).

O início do serviço ocorre com a identificação dos locais, sistemas de distribuição de energia, prédios e equipamentos elétricos a serem vistoriados. Depois, é feita uma análise da documentação existente: layouts, projetos, diagramas elétricos, relatórios, laudos, relatórios específicos dos Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas, procedimentos, instruções e demais informações técnicas.

Em seguida, a inspeção é realizada nas instalações elétricas e inclui uma análise detalhada nos principais painéis de distribuição, linhas e equipamentos elétricos, áreas de serviços, escritórios administrativos, vestiários, sanitários, pátios e demais dependências da organização. É nesta etapa que os equipamentos de proteção Individual e Coletiva (EPIs e EPCs) têm suas condições avaliadas também, assim como as ferramentas usadas nos serviços de eletricidade.

Faz parte deste laudo a verificação da qualificação técnica do eletricista e os treinamentos em segurança realizados pelos colaboradores que atuam nas instalações e equipamentos elétricos.

Após o trabalho em campo, é elaborado o Relatório Técnico de Inspeção, que inclui um Programa de Adequação das Não-conformidades, com lista das principais ações técnicas e administrativas, e suas respectivas prioridades, que devem ser tomadas, e seus registros fotográficos.

O relatório deve ser acompanhado da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) do engenheiro elétrico responsável e, além dele, vem assinado por engenheiros de segurança no trabalho. O prazo para realização depende do tamanho do local que será vistoriado, mas a entrega do relatório geralmente é feita até 15 dias após a vistoria.

As inspeções são executadas com base nas normas técnicas oficiais: ABNT NBR 5410 – Instalações elétricas de baixa tensão; ABNT NBR 5419 – Proteção de estruturas contra descargas atmosféricas; ABNT NBR 14039 – Instalações elétricas de média tensão, de 1,0 kV a 36 ,2 kV; e NR 10.

NR 10 – Publicada em 2004, esta Norma Regulamentadora institui a necessidade de se estabelecer uma Gestão de Segurança nas empresas. Seu objetivo é manter profissionais e instalações elétricas em conformidade com as normas de segurança, por meio de uma vistoria em campo e análise de documentos e da qualificação dos colaboradores e treinamentos pelos quais eles passam.

Responder

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.