Série cases – Desligamento de chave corta-circuito em PPS

jan 9, 2018 0 Comentários Dentro Sem categoria
Série cases – Desligamento de chave corta-circuito em PPS

Na véspera da última “virada de ano”, foi solicitado um atendimento de emergência em uma construtora da região de Jundiaí. A ocorrência provocara o desligamento total de energia elétrica da empresa, o que tornara sua operacionalidade inviável.

Com a tarefa de restabelecer a energia e consequente operação da construtora, a Transformadores Jundiaí deslocou uma equipe com equipamentos, caminhão munck e cesto aéreo isolado para 46 kV.

Após vistoria detalhada da TJ, foi constatado o problema: desligamento de uma das fases da chave corta-circuito (Matheus) do poste interno da empresa, que alimenta o transformador de 150 kVA, localizado no Posto Primário Simplificado (PPS).

A concessionária de energia elétrica da cidade estivera no local antes da TJ, mas como a ocorrência fora nas instalações internas, não pôde prestar atendimento.

Desta maneira, a equipe da TJ removeu o cartucho do elo fusível com um bastão isolante de manobra. Substituiu o elo fusível de 12 K, recolocou o cartucho na base da chave e a deixou nas condições certas para ser religada.

Foi constatado que o desligamento havia ocorrido por causa da junção (colamento) de contatos da chave interna, o que provocou curto-circuito e afetou a chave Matheus.

Nos trabalhos realizados em caráter de urgência, a TJ sempre observa e pratica os procedimentos de segurança do trabalho. Desta maneira, antes do início de qualquer intervenção por parte da empresa, é verificada a ausência de tensão e feitos os impedimentos, bloqueios, isolamentos, sinalizações e aterramentos necessários.

Depois de concluída a ação e após inspeção final, os dispositivos são removidos para liberação da energização.

Responder

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.