Série cases – Sistemas de aterramento

jul 27, 2018 0 Comentários Dentro Cases
Série cases – Sistemas de aterramento

Sobretensões geradas por descargas atmosféricas provocaram danos em equipamentos eletrônicos (portões, sistemas CFTV, central telefônica, servidores e sistemas de proteção contra incêndios) de uma empresa do ramo automobilístico de São Paulo.

Por isso, a Transformadores Jundiaí foi acionada para atender à ocorrência e, após análise de todo o Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) do local, a equipe verificou que o ponto da ocorrência estava mais suscetível a raios devido ao grande porte. Neste caso especificamente, a preocupação maior era com os sensores e pontos de alimentação do próprio SPDA, já que são instalados próximo a coberturas dos galpões da empresa.

Para minimizar os danos, a TJ realizou um estudo para projetar o sistema de seletividade de supressores de surto, com aterramento de hastes, medições de aterramento e valores limites normalizados em 10 ohms.

Para evitar problemas graves é imprescindível que se tenha um sistema de aterramento plenamente interligado (equipotencializado). Também é necessária a instalação de supressores de surto nos circuitos detectores de incêndio, que requerem um estudo à parte.


Danos – As descargas atmosféricas geralmente causam uma tensão induzida do SPDA para o telhado da ordem de 15.000 volts, que é propagada por toda a estrutura metálica, o que prejudica os componentes em estado sólido fixados ou próximos a ela.

Entretanto, os eletrodutos metálicos magnéticos são eficientes para blindar, proteger e/ou minimizar os efeitos das ocorrências. Já os SPDAs reduzem a possibilidade de danos a equipamentos, consequentes incêndios e problemas ainda mais graves, como mortes, daí a necessidade de serem projetados de acordo com as normas e legislação brasileiras, instalados por empresas especializadas e passarem por manutenção preventiva periodicamente.


Leia mais sobre SPDAs em nosso blog:


http://transformadoresjundiai.com.br/spda/

http://transformadoresjundiai.com.br/spda-gaiola-de-faraday-e-para-raios-de-franklin/

Responder

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.