Série Cases – Troca de chave seccionadora BT

out 9, 2017 0 Comentários Dentro Cases
Série Cases – Troca de chave seccionadora BT
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Trabalhar com energia elétrica exige concentração e respeito às normas de segurança para evitar acidentes graves. Neste artigo, vou abordar um serviço que precisa de muito cuidado para ser realizado: a troca de chave seccionadora BT (baixa tensão). São consideradas chaves seccionadoras deste tipo as que operam em tensão de até 1000 V.

Neste atendimento de emergência realizado pela Transformadores Jundiaí, antes de dar início aos trabalhos, os profissionais fizeram uma inspeção para verificar o tipo de problema que a chave apresentava. Ao sofrer um curto-circuito, ela teve sua estrutura danificada, assim como terminais e cabos de ligação. Além disso, a não conformidade da instalação acarretou na interrupção do circuito específico que a chave seccionadora alimentava e protegia.

A inspeção realizada pelos profissionais que atenderam a emergência concluiu que a mesma deveria ser substituída, bem como seus cabos e terminais danificados. Observados os procedimentos de segurança para realização do serviço (verificação de ausência de tensão, aterramento temporário, bloqueio e sinalização) foi procedida a substituição do equipamento.

Foram confeccionados ainda novos terminais e instalados novos fusíveis. Finalmente, foi realizada a energização do circuito de acordo com os procedimentos de segurança, como remoção dos aterramentos temporários, bloqueios, sinalização e liberação para energização.

Geralmente, as chaves seccionadoras queimam devido à falta de manutenção, sobrecarga, sobretensão, ambiente poluído, entre outros.


Para realizar o trabalho, foram usados os seguintes materiais:

  • chave seccionadora tripolar NH2 400 A;
  • fusíveis 400 A – 500 V retardado;
  • terminais de compressão de 95 mm²;
  • cabo flexível 1 kV 95 mm²;
  • parafusos sextavados de ferro M10 x 25 – bicromatizados;
  • arruelas lisas de ferro – bicromatizadas;
  • porcas sextavadas de ferro M10 – bicromatizadas.

* Como teste, foi realizado o ensaio de resistência de isolamento com Megger 1 kV.


As chaves seccionadoras são dispositivos que isolam partes de circuitos elétricos. Podem ter características operativas sem carga e sob carga, devendo ser especificadas no projeto, na parte de procedimentos operacionais. Elas possuem várias capacidades de corrente, tensão e potência e são instaladas em pontos estratégicos, a fim de minimizar efeitos de interrupções na distribuição de energia, programadas ou não, e estabelecer seccionamentos visíveis em equipamentos elétricos em geral.

Assim como em todo serviço relacionado a energia elétrica é necessário respeitar as normas técnicas e de segurança e utilizar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), pois a abertura da chave é perigosa, pode gerar um arco elétrico e causar acidentes graves.


Saiba mais sobre segurança:

* Normas reguladoras oferecem segurança para eletricistas: https://goo.gl/zzZZs3 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Responder

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.