Redes secundárias – projeto e construção

jul 27, 2018 0 Comentários Dentro Sem categoria
Redes secundárias – projeto e construção

Secundárias são as redes públicas de concessionárias de energia elétrica que distribuem o produto a classes de tensões menores e as encontradas em loteamentos e condomínios. São derivadas dos sistemas de transformadores de distribuição que ficam em postes públicos primários e geralmente possuem tensões de 15 e 25 kV. Estes trafos podem ficar em galerias subterrâneas, como acontece na Avenida Paulista (SP), ou em lugares externos e aéreos.

Loteamentos e condomínios particulares seguem as mesmas características construtivas, a depender do projeto e de fatores como a necessidade, segurança, arquitetura e meio ambiente.

As redes de distribuição devem ser instaladas mediante projeto aprovado pelos setores envolvidos, como executante, usuário, órgãos oficiais e demais responsáveis. Após a conclusão, a rede passa por uma vistoria para comprovar que já pode ser usada.

O projeto é elaborado de acordo com a legislação vigente e as normas da Associação Brasileiras de Normas Técnicas (ABNT). Entre os materiais usados estão cabos, conexões e infraestrutura específica para redes aéreas ou subterrâneas. Todos com características específicas definidas no documento de cálculo do projeto.

As tensões mais comuns das redes secundárias são 127, 220 e 380 V em corrente alternada de 60 Hz.


Redes aéreas – Seguem postes das redes primárias de distribuição de energia das concessionárias em cabos isolados, conexões e estruturas secundárias, em distância regulamentar das redes primárias até os consumidores. Tal distância é calculada com base nas cargas das unidades de consumo.


Redes subterrâneas – Iniciam nos transformadores de distribuição existentes em galerias e seguem por redes subterrâneas em eletrodutos e caixas de passagem com cabos isolados e conexões específicas até as unidades de consumo.


Agora, quer entender como funcionam as redes primárias? Clique aqui: http://transformadoresjundiai.com.br/projetos-eletricos-de-redes-primarias/

Responder

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.