Secagem de parte ativa de transformador em campo

jul 27, 2018 1 Comentários Dentro Sem categoria
Secagem de parte ativa de transformador em campo
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Os transformadores são aparelhos imprescindíveis, especialmente para indústrias que não podem parar seu processo produtivo. E a tecnologia atual já garante que os trafos passem por manutenções com o sistema energizado.

Por exemplo: um transformador que apresenta umidade, problema que deteriora a isolação sólida e do óleo mineral isolante e, com isso, diminui o tempo de vida do equipamento, deixando-o mais vulnerável a não conformidades (arcos voltaicos internos), atualmente pode ser submetido à manutenção sem que a produção pare.

Para secagem do sistema isolante sólido, o transformador deverá ser enviado a especialistas, pois o processo requer desmontagem da parte ativa do tanque e secagem em estufa, com temperatura controlada.


Causas – As causas da umidade em transformadores podem ser várias, como respiro de ar úmido, envelhecimento natural da isolação celulósica, oxidação do óleo, condensação durante o período de inspeção e ainda acidentalmente.

Para se verificar a quantidade de água no transformador utiliza-se como orientador o gráfico da NBR 5416 (Aplicação de Cargas em Transformadores de Potência) chamado “Teor de água no óleo (ppm) X% de umidade no papel (por massa)”, que verifica a relação entre água no óleo e água no papel.

Ao se obter a porcentagem de água no papel e quantidade de massa de papel no trafo, é possível avaliar se a quantidade de água está dentro do volume permitido. A estimativa é que a quantidade de papel no transformador seja percentualmente avaliada por especialistas em relação à massa da sua parte ativa. O nível de secagem é determinado a partir da porcentagem definida.


Secagem – Existem tipos distintos de máquinas de secagem de parte ativa em campo que podem ser escolhidas para uso a partir de suas características, das necessidades do cliente e da potência dos transformadores.

Até certos limites de potência, tais máquinas ficam ligadas no transformador cheio de óleo e energizado – o que pode durar meses -, até que se chegue a um equilíbrio da umidade dentro dos valores adequados.

Para grandes transformadores existem ainda processos de secagem de parte ativa em campo específicos, que requerem que o trafo seja retirado de operação.


Confira no próximo texto como é feito o tratamento de termovácuo para retirada de umidade dos transformadores.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Responder

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.