SPDA

dez 16, 2016 1 Comentários Dentro Engenharia, Laudos
SPDA
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Como toda instalação elétrica, os SPDAs devem estar em conformidade com as normas brasileiras, com o objetivo de garantir seu pleno funcionamento e, consequentemente, a segurança dos colaboradores de uma empresa

Tão importante quanto ter um Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA) é necessário que sua instalação esteja em conformidade com a NBR 5419/2015 – Proteção contra descargas atmosféricas, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Para ter esta certeza, é fundamental contratar o Laudo de SPDA.

Para elaborar este laudo, é realizada uma vistoria prévia na empresa, a fim de que se determine as áreas que serão vistoriadas, como depósitos, laboratórios, prédios administrativos e operativos, entre outras dependências.

O serviço começa com uma verificação dos documentos referentes às instalações para, a partir daí, o trabalho em campo ter início. Primeiro, o profissional descreve o prédio vistoriado, de que material é feito, qual seu tipo de revestimento e potencial para receber descargas atmosféricas. Também consta da vistoria se o prédio possui ou não SPDA, distância em relação a locais onde há para-raios ou gaiolas de Faraday, estudo de ângulo de cobertura para certificação de que o local esteja protegido, inspeção no equipamento, ancoragens e inspeção do cabo de descida, além de cálculo da resistência ôhmica dos aterramentos.

Locais que possuem materiais inflamáveis e explosivos devem ser inspecionados com critérios específicos, observando o nível de proteção exigido para este tipo de instalação.

Ocorre ainda a elaboração de desenhos da planta baixa do lugar vistoriado e dos pontos de aterramento, relatório com resultados, não-conformidades, ações corretivas que devem ser feitas e graus de urgência e inspeção geral das instalações elétricas.

Toda a vistoria deve respeitar as políticas de Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde da empresa vistoriada. A Anotação de Responsabilidade Técnica do engenheiro responsável acompanha o laudo.

SPDA – Os Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas são formados pelas gaiolas de Faraday ou pelos para-raios de Franklin, com o objetivo de propiciar a condução das descargas atmosféricas até a terra. Quando bem-instalados, diminuem o perigo dos raios e evitam danos, que vão desde a queima de aparelhos elétricos até ocorrências graves, como explosões, incêndios e até morte.

Saiba mais sobre SPDA neste link

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Responder

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.