Tratamento termovácuo

jul 27, 2018 0 Comentários Dentro Sem categoria
Tratamento termovácuo
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Como vimos no texto da semana passada, a umidade não é bem-vinda em um transformador de potência, já que ela prejudica e compromete as características de isolação do óleo mineral e traz outros tantos problemas. [Se você não leu o texto sobre secagem de parte ativa, clique aqui]

Além de secagem da parte ativa em campo, existe outra alternativa que retira a umidade do interior dos trafos: o tratamento de termovácuo. Este processo elimina a água do óleo, mas não a que migra do óleo para o sistema isolante sólido da parte ativa do transformador. Para isso, indica-se a secagem de parte ativa que abordamos anteriormente.

Para saber se o tratamento a termovácuo é necessário, realiza-se anualmente os seguintes ensaios: análise físico-química e cromatográfica do líquido isolante.

Quando o resultado do relatório específico aponta água no óleo acima dos valores permitidos por norma – já que a umidade ocorre “naturalmente” devido a respiro de ar úmido, oxidação do óleo, entre outros motivos -, é recomendado que seja aplicado o tratamento de termovácuo, chamado também de TTV.

Além de eliminar a umidade do óleo, o tratamento de termovácuo também reduz e elimina gases dissolvidos no óleo.


Tratamento – Depois da retirada do óleo mineral isolante e análises, é emitido um laudo com os resultados. Os valores considerados não prejudiciais são: teor de água por 5 ppm e rigidez elétrica calota 72 kV.

O processo funciona da seguinte maneira: para que se retire a umidade de um transformador, transfere-se a umidade contida na celulose para o óleo, a fim de se estabelecer um equilíbrio. O óleo é extraído por uma válvula de proteção e bombeado em vazão adequada pelos filtros de seletividade molecular e de partículas no interior de módulo específico. Por circuito fechado, retorna ao trafo e a retenção de água é executada pelo filtro de seletividade molecular.

Este procedimento não interfere no estado cromatográfico e não remove aditivos antioxidantes do transformador. E geralmente é realizado com o trafo desligado.

Caso haja qualquer ocorrência, os sensores de nível, pressão, temperatura, fluxo de óleo, mangueiras em aço inox, sistema de absorção de bolhas, eletroválvulas e monitoramento são acionados, desligam o aparelho e bloqueiam a entrada e saída da vazão.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Responder

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.