Instalações elétricas conforme a NR 10/2004

dez 16, 2016 1 Comentários Dentro Engenharia, Laudos
Instalações elétricas conforme a NR 10/2004
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Saiba o passo-a-passo da vistoria que garante a segurança dos colaboradores em relação aos sistemas elétricos das empresas

De fundamental importância para garantir a segurança dos colaboradores de uma empresa, o Laudo Elétrico em Instalações Elétricas Conforme a Norma Regulamentadora (NR) 10/2004 é feito com base em uma vistoria realizada em campo. Refere-se às condições dos serviços de eletricidade e de risco nas subestações primárias e de transformação em alta tensão e nas instalações elétricas de baixa tensão (quadros, painéis, linhas de distribuição e principais equipamentos instalados nas áreas industriais, administrativas e de serviços).

O início do serviço ocorre com a identificação dos locais, sistemas de distribuição de energia, prédios e equipamentos elétricos a serem vistoriados. Depois, é feita uma análise da documentação existente: layouts, projetos, diagramas elétricos, relatórios, laudos, relatórios específicos dos Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas, procedimentos, instruções e demais informações técnicas.

Em seguida, a inspeção é realizada nas instalações elétricas e inclui uma análise detalhada nos principais painéis de distribuição, linhas e equipamentos elétricos, áreas de serviços, escritórios administrativos, vestiários, sanitários, pátios e demais dependências da organização. É nesta etapa que os equipamentos de proteção Individual e Coletiva (EPIs e EPCs) têm suas condições avaliadas também, assim como as ferramentas usadas nos serviços de eletricidade.

Faz parte deste laudo a verificação da qualificação técnica do eletricista e os treinamentos em segurança realizados pelos colaboradores que atuam nas instalações e equipamentos elétricos.

Após o trabalho em campo, é elaborado o Relatório Técnico de Inspeção, que inclui um Programa de Adequação das Não-conformidades, com lista das principais ações técnicas e administrativas, e suas respectivas prioridades, que devem ser tomadas, e seus registros fotográficos.

O relatório deve ser acompanhado da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) do engenheiro elétrico responsável e, além dele, vem assinado por engenheiros de segurança no trabalho. O prazo para realização depende do tamanho do local que será vistoriado, mas a entrega do relatório geralmente é feita até 15 dias após a vistoria.

As inspeções são executadas com base nas normas técnicas oficiais: ABNT NBR 5410 – Instalações elétricas de baixa tensão; ABNT NBR 5419 – Proteção de estruturas contra descargas atmosféricas; ABNT NBR 14039 – Instalações elétricas de média tensão, de 1,0 kV a 36 ,2 kV; e NR 10.

NR 10 – Publicada em 2004, esta Norma Regulamentadora institui a necessidade de se estabelecer uma Gestão de Segurança nas empresas. Seu objetivo é manter profissionais e instalações elétricas em conformidade com as normas de segurança, por meio de uma vistoria em campo e análise de documentos e da qualificação dos colaboradores e treinamentos pelos quais eles passam.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Responder

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.