Importância da manutenção em cabines primárias

set 20, 2016 0 Comentários Dentro Manutenção Industrial
Importância da manutenção em cabines primárias
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Realizar a manutenção preventiva em cabines primárias é de fundamental importância para que seu funcionamento seja estável, evitando interrupções na distribuição de energia elétrica para os consumidores: indústrias, comércio, hospitais e condomínios comerciais e industriais.

Como a energia normalmente é gerada em usinas hidrelétricas que ficam longe das áreas de consumo, há que se priorizar a distribuição para zonas rurais e urbanas com pouca perda, de maneira segura, eficaz e econômica, levando-se em consideração que o fornecimento está sujeito a variações de tensão por motivos diversos, como condições da operação das linhas de distribuição, curtos-circuitos causados por acidentes, erros internos nos sistemas dos consumidores, variação da carga, entre outros.

A manutenção elétrica em cabines primárias e seus respectivos equipamentos (disjuntores, contatores, chaves, para-raios, muflas, transformadores e relés) deve ser feita anualmente e visa manter ou restabelecer as características dos equipamentos e readequá-las às condições de operação do circuito e ambiente. Desta maneira, evita-se falhas, minimiza-se riscos de paradas inesperadas, prolonga-se a vida útil dos equipamentos e, consequentemente, tem-se uma economia de recursos e tempo.

Dentre as verificações que devem ser feitas, algumas são primordiais, como ensaios de campo em transformadores a seco e a óleo, análise de óleo em transformadores deste tipo, medições das resistências de isolamento, inspeção do estado dos componentes e medição das condições de aterramento geral da cabine. Após a manutenção é emitido um relatório com os dados do trabalho realizado e as necessidades de correções na cabine primária.

A manutenção deve ser realizada por profissionais qualificados, com a supervisão de um engenheiro devidamente registrado no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), que emita uma ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) específica para este trabalho. É importante que o serviço seja feito por empresas com experiência no mercado, que respeitem as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), as normas de segurança e a legislação brasileira.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Responder

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.