Secagem de parte ativa de transformador em campo

jul 27, 2018 1 Comentários Dentro Sem categoria
Secagem de parte ativa de transformador em campo

Os transformadores são aparelhos imprescindíveis, especialmente para indústrias que não podem parar seu processo produtivo. E a tecnologia atual já garante que os trafos passem por manutenções com o sistema energizado.

Por exemplo: um transformador que apresenta umidade, problema que deteriora a isolação sólida e do óleo mineral isolante e, com isso, diminui o tempo de vida do equipamento, deixando-o mais vulnerável a não conformidades (arcos voltaicos internos), atualmente pode ser submetido à manutenção sem que a produção pare.

Para secagem do sistema isolante sólido, o transformador deverá ser enviado a especialistas, pois o processo requer desmontagem da parte ativa do tanque e secagem em estufa, com temperatura controlada.


Causas – As causas da umidade em transformadores podem ser várias, como respiro de ar úmido, envelhecimento natural da isolação celulósica, oxidação do óleo, condensação durante o período de inspeção e ainda acidentalmente.

Para se verificar a quantidade de água no transformador utiliza-se como orientador o gráfico da NBR 5416 (Aplicação de Cargas em Transformadores de Potência) chamado “Teor de água no óleo (ppm) X% de umidade no papel (por massa)”, que verifica a relação entre água no óleo e água no papel.

Ao se obter a porcentagem de água no papel e quantidade de massa de papel no trafo, é possível avaliar se a quantidade de água está dentro do volume permitido. A estimativa é que a quantidade de papel no transformador seja percentualmente avaliada por especialistas em relação à massa da sua parte ativa. O nível de secagem é determinado a partir da porcentagem definida.


Secagem – Existem tipos distintos de máquinas de secagem de parte ativa em campo que podem ser escolhidas para uso a partir de suas características, das necessidades do cliente e da potência dos transformadores.

Até certos limites de potência, tais máquinas ficam ligadas no transformador cheio de óleo e energizado – o que pode durar meses -, até que se chegue a um equilíbrio da umidade dentro dos valores adequados.

Para grandes transformadores existem ainda processos de secagem de parte ativa em campo específicos, que requerem que o trafo seja retirado de operação.


Confira no próximo texto como é feito o tratamento de termovácuo para retirada de umidade dos transformadores.

Responder

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.