Série cases – Substituição de rede subterrânea em ramal prioritário

mar 2, 2018 0 Comentários Dentro Cases
Série cases – Substituição de rede subterrânea em ramal prioritário

Mais um atendimento de emergência. Desta vez, em uma indústria de especialidades químicas, cujo ramal prioritário da rede subterrânea sofrera curto-circuito.

A rede da referida empresa possui trechos aéreos e outros subterrâneos. O problema havia ocorrido em um trecho subterrâneo de 15 kV.

Os curtos-circuitos são provocados por causas diversas. Apesar de os sistemas de proteção serem acionados cada vez que algo assim acontece, é inevitável que os cabos, muflas e demais componentes do circuito sejam danificados.

Ao chegar na indústria, a equipe da Transformadores Jundiaí confirmou o problema, os danos e o desligamento da energia elétrica, para que os profissionais pudessem seguir com o atendimento.

Providenciados os devidos bloqueios, impedimentos, sinalizações e aterramentos temporários, foi realizada uma inspeção visual para planejamento da ação corretiva.

O circuito era composto por cabos, tubulações metálicas de várias metragens e especificações e muflas. Para complementar o atendimento, a TJ confeccionou seis muflas terminais externas, três para cada extremidade.

Além das muflas, a TJ instalou os três cabos de 35 mm2 12/20 kV. Nos lances de 10 metros de tubulação do primeiro poste, 42 metros subterrâneos entre postes e 10 metros de tubulação do segundo poste.

Na próxima etapa, foram realizadas a fixação das muflas nos postes, medição de resistência de isolamento (Megger), inspeção visual das condições da instalação, adequações do cabo aéreo desprotegido (a pedido da empresa-cliente) e conexão do trecho isolado com as duas extremidades da linha aérea.

Após remoção dos aterramentos temporários, impedimentos, bloqueios e avisos, o sistema foi energizado pelo cliente, com resultados satisfatórios.

Responder

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.