SPDA

dez 16, 2016 1 Comentários Dentro Engenharia, Laudos
SPDA

Como toda instalação elétrica, os SPDAs devem estar em conformidade com as normas brasileiras, com o objetivo de garantir seu pleno funcionamento e, consequentemente, a segurança dos colaboradores de uma empresa

Tão importante quanto ter um Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA) é necessário que sua instalação esteja em conformidade com a NBR 5419/2015 – Proteção contra descargas atmosféricas, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Para ter esta certeza, é fundamental contratar o Laudo de SPDA.

Para elaborar este laudo, é realizada uma vistoria prévia na empresa, a fim de que se determine as áreas que serão vistoriadas, como depósitos, laboratórios, prédios administrativos e operativos, entre outras dependências.

O serviço começa com uma verificação dos documentos referentes às instalações para, a partir daí, o trabalho em campo ter início. Primeiro, o profissional descreve o prédio vistoriado, de que material é feito, qual seu tipo de revestimento e potencial para receber descargas atmosféricas. Também consta da vistoria se o prédio possui ou não SPDA, distância em relação a locais onde há para-raios ou gaiolas de Faraday, estudo de ângulo de cobertura para certificação de que o local esteja protegido, inspeção no equipamento, ancoragens e inspeção do cabo de descida, além de cálculo da resistência ôhmica dos aterramentos.

Locais que possuem materiais inflamáveis e explosivos devem ser inspecionados com critérios específicos, observando o nível de proteção exigido para este tipo de instalação.

Ocorre ainda a elaboração de desenhos da planta baixa do lugar vistoriado e dos pontos de aterramento, relatório com resultados, não-conformidades, ações corretivas que devem ser feitas e graus de urgência e inspeção geral das instalações elétricas.

Toda a vistoria deve respeitar as políticas de Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde da empresa vistoriada. A Anotação de Responsabilidade Técnica do engenheiro responsável acompanha o laudo.

SPDA – Os Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas são formados pelas gaiolas de Faraday ou pelos para-raios de Franklin, com o objetivo de propiciar a condução das descargas atmosféricas até a terra. Quando bem-instalados, diminuem o perigo dos raios e evitam danos, que vão desde a queima de aparelhos elétricos até ocorrências graves, como explosões, incêndios e até morte.

Saiba mais sobre SPDA neste link

Responder

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.