Transformadores de potência

out 7, 2016 0 Comentários Dentro Transformadores
Transformadores de potência
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Os transformadores são responsáveis por elevar ou diminuir tensões elétricas para que estas se adequem a sistemas internos de residências, hospitais, indústrias e demais consumidores.

Para facilitar o entendimento, é importante saber que a tensão da rede elétrica pública geralmente é 13.800 V, mas este valor depende da concessionária da energia. Outro número variável é o da tensão de sistemas dos consumidores. Em alguns lugares é 110 V e outros, 220 V. Para que a energia elétrica que entra em um sistema seja compatível, o transformador utiliza o princípio da indução eletromagnética, que transforma energia a partir de um fluxo magnético variável.

A depender do objetivo, o transformador pode ser elevador, abaixador ou regulador. O primeiro, como o nome já diz, eleva a tensão elétrica; o segundo a diminui; e o terceiro possibilita variação na tensão de entrada mantendo a de saída regulada. Existem ainda os transformadores especiais, como os de aterramento, retificadores e para fornos – estes serão abordados nas próximas semanas.

Para que este processo ocorra, existem diferentes componentes que exercem uma função primordial dentro dos transformadores: os enrolamentos. Os enrolamentos primários são formados por bobinas (conjunto de espiras), que recebem a tensão elétrica que será transformada no enrolamento secundário. Ambas envolvem o núcleo do equipamento, composto por um material ferromagnético (aço silício).

Ao conjunto de enrolamentos e núcleo dá-se o nome de parte ativa do transformador.

Transformadores a óleo – Neste caso, o sistema descrito acima é montado dentro de um tanque metálico com óleo mineral isolante. Estes transformadores também são dotados de sistemas de refrigeração (radiadores ou trocadores de calor). Complementando, os mesmos são dotados de sistema de conexão e dispositivos de proteção.

Transformadores a seco – Neste tipo construtivo, os enrolamentos são encapsulados em resinas especiais, dispensam a utilização de óleo mineral ou outro líquido isolante, assim como tanque metálico de contenção de isolante fluido. Podem ser montados com ou sem o cubículo de proteção. Quanto aos dispositivos de proteção, são requeridos somente os de proteção térmica.

Os transformadores a seco são usados em ambientes que requerem exigências ambientais e de segurança. Sua construção fica limitada a certas potências e classes de tensão.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Responder

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.