Série Cases – Conserto em ramal prioritário em curto-circuito

nov 8, 2017 0 Comentários Dentro Sem categoria
Série Cases – Conserto em ramal prioritário em curto-circuito

Neste atendimento, a Transformadores Jundiaí precisou fazer a manutenção corretiva em um ramal prioritário de 15 kV em curto-circuito na linha interna de uma indústria de produtos químicos, no trecho de passagem subterrânea da construção do ramal. O serviço foi executado na região de Jundiaí.

A ausência de tensão foi confirmada pela própria empresa-cliente, que também desligou e removeu o disjuntor que alimentava o sistema elétrico.

Após analisar a situação, a TJ verificou que o curto-circuito havia ocorrido em uma das caixas de passagem, na base de um dos postes de transição de linha aberta para a linha subterrânea, que proporciona a passagem de energia elétrica de 15 kV sob um pipe-rack.

Em decorrência do curto-circuito, os danos significativos foram nos cabos de duas fases, com chamuscamento na terceira fase e na atuação do sistema de aterramento das muflas externas.

Diante disso, ficou evidenciada a necessidade de substituição dos cabos subterrâneos e confecção de seis muflas (terminações nos cabos de alta tensão, instaladas onde existe uma transição do tipo de isolamento de aéreo para subterrâneo isolado).

Como o trabalho descrito acima levaria algum tempo para ser concluído e devido à urgência do atendimento, uma vez que o ramal prioritário alimentava a Estação de Tratamento de Água, que, por sua vez, fornecia o produto para toda a planta da indústria com autonomia de apenas uma hora, a TJ ofereceu uma solução alternativa para evitar que a cliente ficasse muito tempo sem energia elétrica: o serviço foi realizado por meio da montagem de uma linha aérea com cabo isolado para linhas spacer cable – linha construída com cabo XLPE 15 kV, 70 mm², em lance de 45 metros – e utilizando  dois postes com altura suficiente para ultrapassar a interferência  do pipe-rack com segurança operacional.


Materiais usados no serviço e fornecidos pela TJ:


  • cabos XLPE 15 kV 70mm²;
  • unidades de porca olhal;
  • unidades de manilha sapatilha;
  • alças pré-formadas;
  • conectores;
  • isoladores de disco poliméricos;
  • cabo mensageiro;
  • espaçadores losangulares.

Atendimento – A energia foi completamente restabelecida dentro do prazo para não comprometer a produção da empresa.

A equipe da TJ trabalhou com os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) e fez os serviços sob supervisão de um encarregado e de um técnico da empresa-cliente.

Todos os profissionais da TJ que realizam serviços em alturas elevadas passam previamente pelo Treinamento de Prevenção de Acidentes em Construção Civil e Trabalho em Altura (TPACC).

Responder

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.