Série Cases – Conserto em ramal prioritário em curto-circuito

nov 8, 2017 0 Comentários Dentro Sem categoria
Série Cases – Conserto em ramal prioritário em curto-circuito
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Neste atendimento, a Transformadores Jundiaí precisou fazer a manutenção corretiva em um ramal prioritário de 15 kV em curto-circuito na linha interna de uma indústria de produtos químicos, no trecho de passagem subterrânea da construção do ramal. O serviço foi executado na região de Jundiaí.

A ausência de tensão foi confirmada pela própria empresa-cliente, que também desligou e removeu o disjuntor que alimentava o sistema elétrico.

Após analisar a situação, a TJ verificou que o curto-circuito havia ocorrido em uma das caixas de passagem, na base de um dos postes de transição de linha aberta para a linha subterrânea, que proporciona a passagem de energia elétrica de 15 kV sob um pipe-rack.

Em decorrência do curto-circuito, os danos significativos foram nos cabos de duas fases, com chamuscamento na terceira fase e na atuação do sistema de aterramento das muflas externas.

Diante disso, ficou evidenciada a necessidade de substituição dos cabos subterrâneos e confecção de seis muflas (terminações nos cabos de alta tensão, instaladas onde existe uma transição do tipo de isolamento de aéreo para subterrâneo isolado).

Como o trabalho descrito acima levaria algum tempo para ser concluído e devido à urgência do atendimento, uma vez que o ramal prioritário alimentava a Estação de Tratamento de Água, que, por sua vez, fornecia o produto para toda a planta da indústria com autonomia de apenas uma hora, a TJ ofereceu uma solução alternativa para evitar que a cliente ficasse muito tempo sem energia elétrica: o serviço foi realizado por meio da montagem de uma linha aérea com cabo isolado para linhas spacer cable – linha construída com cabo XLPE 15 kV, 70 mm², em lance de 45 metros – e utilizando  dois postes com altura suficiente para ultrapassar a interferência  do pipe-rack com segurança operacional.


Materiais usados no serviço e fornecidos pela TJ:


  • cabos XLPE 15 kV 70mm²;
  • unidades de porca olhal;
  • unidades de manilha sapatilha;
  • alças pré-formadas;
  • conectores;
  • isoladores de disco poliméricos;
  • cabo mensageiro;
  • espaçadores losangulares.

Atendimento – A energia foi completamente restabelecida dentro do prazo para não comprometer a produção da empresa.

A equipe da TJ trabalhou com os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) e fez os serviços sob supervisão de um encarregado e de um técnico da empresa-cliente.

Todos os profissionais da TJ que realizam serviços em alturas elevadas passam previamente pelo Treinamento de Prevenção de Acidentes em Construção Civil e Trabalho em Altura (TPACC).

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Responder

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.