Transformadores de potência em usinas fotovoltaicas

jun 8, 2018 0 Comentários Dentro Sem categoria
Transformadores de potência em usinas fotovoltaicas

Como abordado diversas vezes, um dos serviços mais solicitados à Transformadores Jundiaí é a manutenção de trafos em todo Brasil.

Como as energias renováveis são cada vez mais utilizadas, a TJ tem prestado serviços de instalação, remoção, comissionamento, ensaios de campo e assistência técnica em diversas usinas fotovoltaicas, instaladas principalmente nos estados de Minas Gerais e Bahia.

A energia solar que incide sobre a Terra é muito maior do que a capacidade de produção de eletricidade no mundo todo, por isso, o uso dessa fonte está em crescimento, mas ainda fica atrás, por exemplo, da geração de eletricidade por meio da energia eólica. Em 2016, este tipo originou 33.489 GWh, enquanto a solar não foi grande o suficiente para ser apresentada individualmente no Anuário Estatístico de Energia Elétrica 2017, elaborado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

A geração da energia solar ocorre por meio das placas fotovoltaicas, que são dispositivos capazes de captar a energia do sol. Esta energia passa pelo transformador, que eleva a tensão e a transforma em elétrica, para que as linhas de transmissão das concessionárias possam distribuir de maneira viável economicamente a energia gerada até os centros de consumo.

Os transformadores utilizados neste tipo de usina são os elevadores, que ficam conectados aos geradores das placas fotovoltaicas.


Corrente contínua


O resultado da geração de energia elétrica por meio das células fotovoltaicas é a corrente contínua (CC ou DC), que é o fluxo de carga elétrica no mesmo sentido sem variação no tempo. Este tipo de corrente é a mesma gerada pelas pilhas, dínamos e baterias.

Nas usinas fotovoltaicas, a corrente contínua é convertida em corrente alternada por dispositivos específicos, pois os sistemas de transmissão o fazem apenas com correntes alternadas, assim como os trafos também só funcionam com este tipo de corrente.

Existem sistemas de transmissão em corrente contínua no mundo, são chamadas de High Voltage Direct Current (HVDC), mas no Brasil não são usados.


Acompanhe nosso blog: https://goo.gl/6kkTBV

Responder

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.