Instalação de máquinas e equipamentos

abr 21, 2017 0 Comentários Dentro Materiais Elétricos, Montagens Elétricas
Instalação de máquinas e equipamentos
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A instalação de máquinas e equipamentos pode ser feita em situações diversas, como substituições de aparelhos e componentes, ampliações, mudanças de layout e novas instalações.

A princípio, a empresa especializada deve fazer uma visita técnica no local para verificar a necessidade do cliente. A partir daí, é elaborado um projeto que leva em consideração as características do lugar, como tamanho, material construtivo e tipo de serviço executado.

A instalação de máquinas e equipamentos requer da empresa especializada o envolvimento de profissionais das áreas de civil, mecânica, hidráulica (ar, gases, água e óleo), elétrica e eletrônica, lógica ou dados e telefonia, bem como as necessidades do sistema de segurança contra incêndio.

Estas necessidades devem estar em harmonia na instalação de máquinas e equipamentos, e devem ser tratadas de maneira geral na instalação. Especificamente neste texto, abordaremos a parte referente às instalações elétricas.

É importante também realizar uma avaliação do circuito elétrico, caso seja existente, bem como o dimensionamento para projetos novos, para verificar se o circuito suporta as exigências de tensão dos equipamentos: pontos de carga, proteção para oscilações de corrente e demais fatores que possam comprometer a vida útil e o funcionamento dos aparelhos ou máquinas.

Nas adequações e projetos elétricos, sistematicamente é construída ou verificada a infraestrutura para fiação de dados e telefonia, já que a maioria dos serviços hoje depende da informática.

Ressaltamos que estas infraestruturas seguem a parte elétrica, sendo observadas as blindagens para não ocorrer indução ou interferências em cada circuito específico.

Os profissionais das instalações elétricas executam as estruturas para dados e telefonia, e podem até lançar os cabos, entretanto, as ligações nos racks e centrais são executadas pelos especialistas de telefonia e dados.

As máquinas devem ser dotadas de dispositivos de partida, parada e outros necessários para se prevenir acidentes de trabalho, principalmente quando há risco de acionamento acidental. Também devem seguir o disposto no artigo 184 da CLT, que versa sobre a fabricação, importação, venda, locação e uso de máquinas e equipamentos.

O Ministério do Trabalho ainda estabelece normas adicionais de proteção e segurança em relação a máquinas e equipamentos, do projeto à instalação e operação.

Como em todo serviço relacionado a energia elétrica, todas as etapas devem atender os critérios de segurança aos trabalhadores envolvidos e respeito ao meio ambiente e, após o término, a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) deve ser emitida pelo engenheiro responsável.


Rafael Simião, gerente técnico da Transformadores Jundiaí

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Responder

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.