Montagens elétricas – Instalações Industriais

mar 3, 2017 0 Comentários Dentro Manutenção Industrial
Montagens elétricas – Instalações Industriais

Saiba como são feitas as montagens de estruturas para distribuição de energia e como ocorre a instalação de máquinas e equipamentos

Toda montagem elétrica tem início com uma visita técnica ao local em que o serviço será executado para que se verifique a necessidade do cliente. Em seguida, com base na demanda, é realizado um projeto que leva em consideração as características do lugar, como tamanho, material construtivo e tipo de serviço realizado.

Depois, são calculadas as cargas dos setores que integrarão o sistema elétrico e estabelecidos como serão os circuitos (monofásicos, bifásicos, trifásicos) e quantos e quais equipamentos serão ligados em cada setor e a potência de cada um.

A próxima fase é projetar onde serão instalados os painéis geral e de distribuição dos setores diversos, de quais materiais serão constituídos e quais serão seus componentes. Logo após, são estabelecidas as entradas de energia, sua origem (cabine, PPS ou padrão) e equipamentos que serão ligados nos painéis.

Cada setor do sistema elétrico tem sua alimentação definida: tensão, corrente, potência, frequência, tipo de circuito, dispositivos de proteção específicos (disjuntores, contatores, fusíveis), chaves, fiação, infraestrutura e trajeto até os painéis e equipamentos.

Quanto à infraestrutura, as alimentações dos equipamentos e tomadas auxiliares, por exemplo para máquinas de solda, podem ser embutidas na alvenaria do prédio, se o mesmo foi projetado para isso. As alimentações também podem ser aleitadas em canaletas no piso.

Sistematicamente, utiliza-se eletrocalhas externas galvanizadas fechadas e com tampas ou perfuradas, conforme definição de projeto e aplicação. As infraestruturas podem ser completadas com eletrodutos e conduletes externos fixados na alvenaria. Tais definições, assim como o lay out, constam do projeto e devem ser pré-aprovados.

Paralelamente com o projeto de montagens elétricas pode ser desenvolvido o sistema de iluminação e tomadas, que requer um estudo de luminotécnica. Este projeto leva em consideração o tipo do ambiente, tempo de permanência das pessoas no local, arquitetura, relação entre luz natural e artificial, gosto pessoal do cliente e sensação psicológica que a iluminação causa em cada pessoa, mas este tema será abordado detalhadamente em outro artigo nas próximas semanas.

Em todas as etapas dos serviços são observados e atendidos os critérios de segurança e respeito ao meio ambiente e, após o término de cada projeto, é emitida a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) pelo engenheiro responsável.


Rafael Simão, gerente técnico da Transformadores Jundiaí

Responder

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.