Montagens elétricas – Instalações Industriais

mar 3, 2017 0 Comentários Dentro Manutenção Industrial
Montagens elétricas – Instalações Industriais
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Saiba como são feitas as montagens de estruturas para distribuição de energia e como ocorre a instalação de máquinas e equipamentos

Toda montagem elétrica tem início com uma visita técnica ao local em que o serviço será executado para que se verifique a necessidade do cliente. Em seguida, com base na demanda, é realizado um projeto que leva em consideração as características do lugar, como tamanho, material construtivo e tipo de serviço realizado.

Depois, são calculadas as cargas dos setores que integrarão o sistema elétrico e estabelecidos como serão os circuitos (monofásicos, bifásicos, trifásicos) e quantos e quais equipamentos serão ligados em cada setor e a potência de cada um.

A próxima fase é projetar onde serão instalados os painéis geral e de distribuição dos setores diversos, de quais materiais serão constituídos e quais serão seus componentes. Logo após, são estabelecidas as entradas de energia, sua origem (cabine, PPS ou padrão) e equipamentos que serão ligados nos painéis.

Cada setor do sistema elétrico tem sua alimentação definida: tensão, corrente, potência, frequência, tipo de circuito, dispositivos de proteção específicos (disjuntores, contatores, fusíveis), chaves, fiação, infraestrutura e trajeto até os painéis e equipamentos.

Quanto à infraestrutura, as alimentações dos equipamentos e tomadas auxiliares, por exemplo para máquinas de solda, podem ser embutidas na alvenaria do prédio, se o mesmo foi projetado para isso. As alimentações também podem ser aleitadas em canaletas no piso.

Sistematicamente, utiliza-se eletrocalhas externas galvanizadas fechadas e com tampas ou perfuradas, conforme definição de projeto e aplicação. As infraestruturas podem ser completadas com eletrodutos e conduletes externos fixados na alvenaria. Tais definições, assim como o lay out, constam do projeto e devem ser pré-aprovados.

Paralelamente com o projeto de montagens elétricas pode ser desenvolvido o sistema de iluminação e tomadas, que requer um estudo de luminotécnica. Este projeto leva em consideração o tipo do ambiente, tempo de permanência das pessoas no local, arquitetura, relação entre luz natural e artificial, gosto pessoal do cliente e sensação psicológica que a iluminação causa em cada pessoa, mas este tema será abordado detalhadamente em outro artigo nas próximas semanas.

Em todas as etapas dos serviços são observados e atendidos os critérios de segurança e respeito ao meio ambiente e, após o término de cada projeto, é emitida a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) pelo engenheiro responsável.


Rafael Simão, gerente técnico da Transformadores Jundiaí

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Responder

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.