Termografia

dez 12, 2016 0 Comentários Dentro Engenharia, Laudos
Termografia

Saiba como é realizado o laudo que verifica as condições das instalações elétricas e detecta pontos de superaquecimento

Um dos serviços que a Transformadores Jundiaí realiza é a execução de laudos de engenharia elétrica. Entre eles, estão os de “crédito de ICMS em energia elétrica”, “adequação das instalações elétricas conforme a NR 10 e NBR 5410” e “estudos de seletividade e proteção”.

Um dos laudos de adequação de instalações elétricas é o de termografia, que detecta, mede e quantifica pontos com sobreaquecimento por meio de radiação infravermelha emitida pelos itens inspecionados, que formam imagens térmicas (termogramas).

O objetivo deste laudo é prevenir falhas e interrupções dos processos produtivos, a fim de minimizar mão-de-obra e gastos, uma vez que identifica, em pleno funcionamento, os pontos de superaquecimento presentes nas instalações.

Tais pontos podem ocorrer por causa dos seguintes motivos, entre outros:

– instalação incorreta de componentes ou instalação de componentes com dimensões ou capacidades insuficientes (sobrecarga) – o dimensionamento incorreto de condutores pode derreter a isolação e causar curtos-circuitos;

– defeito nos sensores de temperatura e disjuntores;

– emendas malfeitas em cabos e fios;

– trincas e quebras em componentes, como isoladores;

– utilização de equipamentos em tensão acima da permitida ou em potência incorreta;

– instalações insuficientes para a quantidade de equipamentos ligados simultaneamente.

As inspeções termográficas levam, em média, um dia, mas podem durar quanto tempo for requerido em função do número de equipamentos submetidos à termografia.

Estas inspeções podem ser realizadas em equipamentos elétricos, como motores, chaves, disjuntores, contatores, relés, painéis em geral, redes, conexões, transformadores, reatores, capacitores, muflas e emendas, entre outros.

Também podem ser feitas em equipamentos mecânicos e térmicos: mancais, tubulações, válvulas, fornos, caldeiras, trocadores de calor e outros.

A vistoria resulta em um relatório com os resultados das medições, recomendações acerca de cada inadequação encontrada e relatório fotográfico com os termogramas das não conformidades. Com base nos resultados do laudo, toma-se as medidas corretivas pertinents.

Responder

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.