Termografia

dez 12, 2016 0 Comentários Dentro Engenharia, Laudos
Termografia
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Saiba como é realizado o laudo que verifica as condições das instalações elétricas e detecta pontos de superaquecimento

Um dos serviços que a Transformadores Jundiaí realiza é a execução de laudos de engenharia elétrica. Entre eles, estão os de “crédito de ICMS em energia elétrica”, “adequação das instalações elétricas conforme a NR 10 e NBR 5410” e “estudos de seletividade e proteção”.

Um dos laudos de adequação de instalações elétricas é o de termografia, que detecta, mede e quantifica pontos com sobreaquecimento por meio de radiação infravermelha emitida pelos itens inspecionados, que formam imagens térmicas (termogramas).

O objetivo deste laudo é prevenir falhas e interrupções dos processos produtivos, a fim de minimizar mão-de-obra e gastos, uma vez que identifica, em pleno funcionamento, os pontos de superaquecimento presentes nas instalações.

Tais pontos podem ocorrer por causa dos seguintes motivos, entre outros:

– instalação incorreta de componentes ou instalação de componentes com dimensões ou capacidades insuficientes (sobrecarga) – o dimensionamento incorreto de condutores pode derreter a isolação e causar curtos-circuitos;

– defeito nos sensores de temperatura e disjuntores;

– emendas malfeitas em cabos e fios;

– trincas e quebras em componentes, como isoladores;

– utilização de equipamentos em tensão acima da permitida ou em potência incorreta;

– instalações insuficientes para a quantidade de equipamentos ligados simultaneamente.

As inspeções termográficas levam, em média, um dia, mas podem durar quanto tempo for requerido em função do número de equipamentos submetidos à termografia.

Estas inspeções podem ser realizadas em equipamentos elétricos, como motores, chaves, disjuntores, contatores, relés, painéis em geral, redes, conexões, transformadores, reatores, capacitores, muflas e emendas, entre outros.

Também podem ser feitas em equipamentos mecânicos e térmicos: mancais, tubulações, válvulas, fornos, caldeiras, trocadores de calor e outros.

A vistoria resulta em um relatório com os resultados das medições, recomendações acerca de cada inadequação encontrada e relatório fotográfico com os termogramas das não conformidades. Com base nos resultados do laudo, toma-se as medidas corretivas pertinents.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Responder

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.